Release:
28/1/2004
AGRALE FECHA 2003 COM 24% DE CRESCIMENTO
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Expansão nas exportações colaborou para o aumento nas vendas
A Agrale S.A., um dos principais produtores brasileiros de caminhões, chassis leves, tratores e motores, encerrou 2003 com faturamento de R$ 294 milhões, 24% a mais que o apresentado no ano anterior, quando atingiu R$ 238 milhões. Um dos principais motivos foi o aumento das exportações, que passaram de US$ 11 milhões em 2002 para US$ 16 milhões em 2003, correspondente a 45%. Os mercados externos mais importantes foram Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, Cuba e México.
Os lançamentos de novos produtos nas diversas linhas em que a empresa atua, como caminhões, tratores de pequeno e médio portes e motores diesel também contribuíram para o crescimento da Agrale. A família de caminhões leves teve forte aceitação de mercado em apenas dois meses de comercialização. O desempenho de vendas na linha de tratores de grande porte também foi importante para o maior faturamento da empresa.
Paralelamente aos lançamentos, a Agrale tem investido em pesquisa e desenvolvimento de produtos inéditos e específicos para nichos de mercado. Um exemplo é o Agrale Green, primeiro chassi para microônibus movido a gás natural do Brasil e que pode ser comercializado imediatamente. A estratégia é apostar em tecnologias, como o GNV – Gás Natural Veicular, para o mercado interno e principalmente para exportação.
No final de outubro, a Agrale também apresentou na Feira Internacional de Transporte Terrestre, realizada em Santiago do Chile, o primeiro chassi de ônibus com capacidade de 12 toneladas produzido no Brasil, criando nova categoria no segmento, definida pela empresa como midiônibus. O modelo possui motor traseiro e piso rebaixado, características ainda pouco difundidas no mercado brasileiro.
Para este ano, a expectativa da empresa é crescer 10% e ampliar as exportações para cerca de 20% do faturamento total. O bom desempenho está baseado na consolidação de mercado dos produtos recém-lançados e na ampliação das exportações. |
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