[ 12/12/2018 ]
Temer sanciona Rota 2030 com veto a bene...

[ 12/12/2018 ]
Scania tem alta de 50,9% na produção de ...

[ 12/12/2018 ]
BYD entrega os primeiros ônibus 100% elé...

[ 12/12/2018 ]
Brasil foi país que mais adotou medidas ...

[ 12/12/2018 ]
Evento da Anfir poderá render US$ 4 milh...

[ 12/12/2018 ]
Setor de transporte cresce 2,3% até sete...

[ 12/12/2018 ]
Produção de motos vai superar 1 milhão d...

[ 12/12/2018 ]
CNH com chip é adiada para o final de 20...

[ 12/12/2018 ]
Fábrica da Volkswagen em Taubaté celebra...

[ 12/12/2018 ]
Nacional, Tiggo 5X agrada pelo estilo, c...

[ 11/12/2018 ]
Mercado de veículos deve ter alta de até...

[ 11/12/2018 ]
Produção de caminhões avança 30% no ano...

[ 11/12/2018 ]
Emplacamentos de janeiro a novembro sobe...

[ 11/12/2018 ]
Scania prevê homologação de ônibus a GNV...

[ 11/12/2018 ]
Jaguar E-Pace fica quase R$ 30 mil mais ...

[ 11/12/2018 ]
VWCO financia peças e serviços...

[ 11/12/2018 ]
IPVA 2019: Planejamento é a solução para...

[ 11/12/2018 ]
Carros que deverão ser substituídos no a...

[ 11/12/2018 ]
Sindicatos e montadoras dos EUA pedem re...

[ 10/12/2018 ]
Crédito deve impulsionar vendas de veícu...




 

Data: 14/11/2017

KBB quer ser referencia de preços de veículos no Brasil
 
Desde o mês passado os brasileiros têm mais um bom balizador de preços para comprar ou vender automóveis novos ou usados. A tradicional Kelley Blue Book, conhecida como KBB, que nos Estados Unidos registra mensalmente quase 22 milhões de visualizações, já oferece aqui seus estudos de mercado gratuitamente. A ideia é se tornar a maior referência para consumidores, lojistas e concessionárias, garante o português Carlos Domingues, diretor geral da empresa que integra o grupo Cox Automotive desde 2014.

O site a KBB no Brasil já tem registrados perto de 15 mil veículos e versões. As variações de preços são atualizadas mensalmente e levam em conta diversas fontes: ofertas em anúncios, preços sugeridos, lojistas, pesquisas de campo, valores apurados em leilões, dentre outros. Contudo, o mais importante: por meio de várias ferramentas e análises estatísticas, o site indica não define um preço, mas sim a faixa de preços na qual se concentra a maior parte dos negócios fechados de um determinado modelo e versão.

Daniel Silveira, diretor de mercado da KBB, afirma que essa fórmula diminui a natural tensão entre as partes no momento da negociação: “Identificamos a faixa de preço em que a maioria dos negócios são fechados de forma que tanto o comprador como o vendedor saibam qual é a realidade de mercado daquele produto”.

O site é, de fato, bastante intuitivo e específico. Para saber, por exemplo, por quanto o carro que possui tem sido negociado, ele pode informar a cor do modelo, equipamentos, em que Estado brasileiro se encontra, quilometragem, conservação do carro e até acessórios. Mais ainda: pode saber qual faixa de preço é mais praticada em transações entre particulares ou entre um cliente particular e um revendedor. “São aspectos que as tabelas tradicionais de veículos não levam em conta. Isso faz com que o preço apontado seja muito diferente do praticado”, acrescenta Domingues.

Para as primeiras cotações dos milhares de veículos e que já foram consultadas por mais de 750 mil internautas no primeiro mês de operação do site, a KBB analisou mais de 2 milhões de transações no último ano e parâmetros históricos e recentes da Molicar, tradicional empresa brasileira no segmento comprada no ano passado pelo próprio Grupo Cox.

Segundo a empresa, fundada em 1926 pela família Kelley e que durante décadas tinha seu livro azul - daí o nome - como principal referência de preços nos Estados Unidos, o Brasil já é um dos maiores mercados potenciais para a sua plataforma. Perto de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet e 30% deles costumam buscar conteúdos que envolvam automóveis, aponta a empresa. “Ou seja, estamos falando que potencialmente temos 30 milhões de pessoas que podem se interessar pelos nossos serviços”, pondera Cláudia Cepukas, diretor de marketing.

Fonte : AutoIndústria/George Guimarães