[ 19/6/2018 ]
Quinzena tem média diária de 8,9 mil veí...

[ 19/6/2018 ]
Indústria automotiva passa por maiores t...

[ 19/6/2018 ]
Preço do diesel diminui, mas desconto nã...

[ 19/6/2018 ]
Greve de maio tirou fôlego do setor indu...

[ 19/6/2018 ]
Tabela de frete elevará custos em R$ 53,...

[ 19/6/2018 ]
Volvo procura o FH mais antigo do Brasil...

[ 19/6/2018 ]
Iveco inicia entrega 900 ônibus escolare...

[ 19/6/2018 ]
Veja mitos e verdades sobre manutenção d...

[ 19/6/2018 ]
Presidente-executivo da Audi é preso pel...

[ 19/6/2018 ]
Bélgica é o berço de várias montadoras...

[ 18/6/2018 ]
Em três anos, Toyota dobrou investimento...

[ 18/6/2018 ]
Rota 2030 exigirá que montadoras invista...

[ 18/6/2018 ]
Elétrico deve ter impulso com imposto me...

[ 18/6/2018 ]
Tabelar frete é ilegal e estimula formaç...

[ 18/6/2018 ]
Grupo Tracbel compra mais concessionária...

[ 18/6/2018 ]
Librelato dobra venda em 2018...

[ 18/6/2018 ]
Daimler Trucks lança caminhões elétricos...

[ 18/6/2018 ]
Sinal verde para a Frontier argentina...

[ 18/6/2018 ]
Corrida pela sustentabilidade...

[ 18/6/2018 ]
Indústria paulista puxou para baixo a re...




 

Data: 13/4/2018

Uber reduz corridas de apps de táxi
 
Um estudo divulgado ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) constatou que a chegada do Uber ao Brasil causou, em média, uma redução de 56,8% das corridas de aplicativos de táxis. A pesquisa foi realizada em 590 municípios, entre 2014 e 2016, e levou em conta critérios como número de corridas realizadas, mês e ano em que cada cidade passou a ser atendida, valor médio da corrida e distância média percorrida.

O levantamento aponta que “além de conquistar usuários de outros modais de transporte que não utilizavam serviços de aplicativos de táxi, o Uber também rivalizou com esses serviços, conquistando parte de seus usuários”.

O documento elogia a aprovação, em março deste ano, do projeto de lei que regulamenta os aplicativos de transporte individual de passageiros. E conclui que o serviço de transporte individual traz mais inovações aos consumidores, o que torna defasada a regulação atual dos táxis. “É necessário o amadurecimento do debate na direção da desregulamentação gradual dos serviços de táxi, em especial, nos aspectos relacionados a barreiras à entrada e liberdade tarifária”, afirma o Cade.

Em nota, a Easy, um dos maiores aplicativos de transporte da América Latina, que opera somente com táxi no Brasil, afirmou que corrobora com a conclusão do órgão público e apoia uma revisão das normas vigentes para a categoria.

A 99, que reúne carro particular e táxi na mesma plataforma, também avaliou de maneira positiva o estudo por indicar a necessidade de flexibilizar a regulamentação do táxi para aumentar sua competitividade, tanto em relação às barreiras de entrada (alvará) quanto à possibilidade de tarifa dinâmica.

A Uber ressaltou que o estudo foi focado em aplicativos de táxi, e não no próprio mercado de táxi. E que o dado de que a cada 1% de aumento de viagens por Uber, houve uma diminuição de apenas 0,09% nas viagens de aplicativos de táxi “indica claramente que mais pessoas passaram a usar esta alternativa complementando outras soluções de transporte, tal como o carro particular”.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de São Paulo (Sinditaxi), Natalício Bezerra, os aplicativos não substituem a qualidade do serviço de táxi. “É mais barato, mas o atendimento é piorado”, diz.

Fonte : O Estado de S. Paulo/Paulo Oliveira Neila Almeida