[ 25/6/2018 ]
Carro elétrico da brasileira Mobilis pod...

[ 25/6/2018 ]
Mercado de caminhões usados acumula alta...

[ 25/6/2018 ]
Montadoras discutem mudanças nas vendas ...

[ 25/6/2018 ]
Venda de carros elétricos e híbridos no ...

[ 25/6/2018 ]
Pirelli estreia no segmento de som...

[ 25/6/2018 ]
Furgões Joinville comemora 30 anos e pre...

[ 25/6/2018 ]
Mortes em acidentes de trânsito caem 14%...

[ 25/6/2018 ]
Indústria automotiva mundial enfrentará ...

[ 25/6/2018 ]
Grupo Volkswagen divide responsabilidade...

[ 25/6/2018 ]
Trump ameaça carros europeus com sobreta...

[ 22/6/2018 ]
Consórcio mantém desempenho positivo...

[ 22/6/2018 ]
Scania Top Team contribui para motivar e...

[ 22/6/2018 ]
Metalúrgicos esperam que aliança entre V...

[ 22/6/2018 ]
Rede de aços planos perde fôlego e demon...

[ 22/6/2018 ]
Consórcio de pesados cresce no primeiro ...

[ 22/6/2018 ]
Volvo lança programa de fidelidade...

[ 22/6/2018 ]
4TRUCK projeta crescer 40% em 2018 e em ...

[ 22/6/2018 ]
Mitos e verdades sobre manutenção de seu...

[ 22/6/2018 ]
Apple, Samsung e montadoras criam soluçã...

[ 22/6/2018 ]
Toyota reduz gastos com marketing para i...




 

Data: 13/6/2018

Bateria do carro pede cuidados no frio
 
Se basta o dia amanhecer frio para o carro titubear na hora de o motor ligar, o problema pode estar na bateria. Essencial para o bom funcionamento do sistema de partida, o componente costuma apresentar falhas quando a temperatura cai.

Isso porque, com o passar do tempo, a bateria vai perdendo a capacidade de reter energia elétrica. E, como no frio o óleo fica mais denso, o motor precisa de uma “forcinha extra” para ligar. Aí, algumas deficiências tendem a ficar mais evidentes.

Conforme o caso, haverá alteração do funcionamento de equipamentos. Entre os sinais estão movimentos desconexos dos ponteiros do painel na hora da partida e oscilação da intensidade das luzes e faróis. Até “apagão” do sistema de som sem motivo aparente pode ocorrer.

Se o veículo apresentar alguma dessas falhas, é preciso procurar um autoelétrico de confiança o mais rapidamente possível. Do contrário, há risco de o veículo simplesmente parar e o motorista ficar a pé.

Na oficina, o especialista irá diagnosticar o nível do defeito. Muitas vezes, uma recarga costuma resolver a questão.

Quando isso não for possível, a peça deve ser substituída. O manual do proprietário indica o tipo e a marca da bateria utilizada no veículo. Na falta do livreto, dá para conferir a tabela de aplicações nos sites de montadoras e autopeças.

A bateria nova para carros de entrada, como um Chevrolet Onix 1.0, custa cerca de R$ 330 em lojas e autoelétricos da capital. Em geral, a mão de obra é grátis – há até empresas no mercado que entregam e fazem a troca da peça em domicílio sem cobrança adicional.

Revisar é preciso

Outros sistemas também ficam mais suscetíveis a defeitos em dias frios. É o caso do regulador de voltagem, que gerencia a tensão elétrica enviada à bateria, e do alternador, responsável por gerar essa eletricidade. O ideal é revisar todo o sistema elétrico uma vez por ano.

Fonte : Jornal do Carro