[ 20/2/2019 ]
Ford fecha fábrica de São Bernardo do Ca...

[ 20/2/2019 ]
Volkswagen lança T-Cross e anuncia retor...

[ 20/2/2019 ]
Balança comercial tem superávit de US$ 2...

[ 20/2/2019 ]
Governo de São Paulo lança plano para ap...

[ 20/2/2019 ]
Participação do consórcio nas vendas de ...

[ 20/2/2019 ]
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC manife...

[ 20/2/2019 ]
Ford Fiesta sai de linha este ano; fábri...

[ 20/2/2019 ]
Renault registra SUV cupê Arkana no Bras...

[ 20/2/2019 ]
BMW Group Brasil planeja ofensiva de pro...

[ 20/2/2019 ]
Novo T-Cross é mais caro que os rivais...

[ 19/2/2019 ]
Iveco ampliará rede de atendimento no Pa...

[ 19/2/2019 ]
Paccar apurou resultados recordes em 201...

[ 19/2/2019 ]
Economia perde ritmo e deve ter desempen...

[ 19/2/2019 ]
Investimentos em transportes avançam nos...

[ 19/2/2019 ]
Sem impostos, Cruze é mais barato aqui d...

[ 19/2/2019 ]
Fiat Mobi recebe pacote de personalizaçã...

[ 19/2/2019 ]
Daimler Trucks atinge recorde com veícul...

[ 19/2/2019 ]
Vendas de veículos na China recuam pelo ...

[ 19/2/2019 ]
Produtores de biodiesel defendem qualida...

[ 18/2/2019 ]
VWCO domina vendas de caminhões médios...




 

Data: 9/8/2018

Daimler apresenta seu aplicativo Moovel no Brasil
 
A conectividade certamente vai facilitar cada vez mais a integração entre os diferentes meios de transporte, principalmente quando se trata da mobilidade de pessoas. E a própria indústria automotiva tem procurado meios de oferecer serviços para melhorar a mobilidade urbana como um todo.

O grupo Daimler, através de sua divisão Daimler Mobility Services, que é subordinada à Daimler Financial Services, está investindo em diferentes tipos de serviços inovadores de mobilidade. Na Alemanha e nos Estados Unidos, a empresa tem em funcionamento o Moovel, um aplicativo multimodal de mobilidade que dá informações sobre a melhor conexão de um ponto a outro da cidade e sobre como fazer a integração não só com o transporte público mas também orienta sobre qual a melhor forma de integração com outros meios de locomoção num determinado trecho, incluindo táxis, bicicleta compartilhada ou carros compartilhados.

E para facilitar a vida do usuário, todos esses meios de transporte podem ser pagos diretamente pelo aplicativo. O sistema funciona com QR Code e o bilhete do transporte público pode utilizar também a tecnologia NFC (sem contato) e outras tecnologias que dão ao smarthphone a opção de validar a compra em um sistema de bilhetagem existente. É o conceito de mobilidade baseado em smartphones.

Na semana passada, a Daimler apresentou o Moovel no stand da Mercedes-Benz durante a Lat.Bus – Feira Latino-Americana do Transporte, em São Paulo. O aplicativo é direcionado a empresas de transporte público, operadores de ônibus, como uma solução que melhora o sistema tornando-o mais atrativo, o que pode resultar na migração de novos passageiros vindos de outros meios de locomoção. Mais ainda, o Moovel mostra-se como uma solução customizável para cada cidade e com projeto personalizado para cada empresa de transporte ou associação, com a possibilidade de inserir uma logomarca no App.

Segundo Katja Hector, gerente de desenvolvimento de negócios da Moovel, o aplicativo é uma solução ‘White Label’, ou seja, um modelo de negócio pronto que pode ser personalizado, usado com a marca de outras empresas. “Nos Estados Unidos temos diversos clientes, como empresas de transporte público, operadoras de ônibus, e fornecemos o aplicativo para elas”, explica Katja.

“Viemos ao Brasil para apresentar o Moovel, atualmente temos apenas na Alemanha e nos Estados Unidos. O Brasil é um mercado interessante e viemos para analisar, para aprender como funciona este mercado e ver se há oportunidades para a Moovel. Não é um lançamento, é uma apresentação da empresa e a Lat.Bus é uma boa oportunidade para isso”, comenta Katja.

O Moovel tem hoje cerca de 5 milhões de usuários nos mercados americano e alemão. A empresa opera desde 2015 com esse tipo de aplicativos multimodais que incluem pagamento da tarifa do transporte público e outros serviços de mobilidade.

É possível implantar o aplicativo Moovel no Brasil? “Depende da demanda. Sempre colaboramos com as empresas de transporte público, então, se elas quiserem, podemos analisar a situação. É um mercado interessante”, avalia Katja.

“O Moovel vai revolucionar o transporte público de passageiros, é uma ferramenta capaz de conectar todos os sistemas de transporte existentes em nosso país. É uma solução que depende de aprovação dos municípios, mas que pode conectar ônibus municipal com intermunicipal, trem, metrô, bicicleta ou automóvel. O usuário seleciona um ponto de partida e o destino final, e o aplicativo faz o cálculo dos melhores meios de transporte nesse trajeto, emite um código para pagamento, o usuário paga pelo celular, o sistema emite um QR Code e ele pode fazer a validação em qualquer meio de transporte. É uma grande inovação”, declara Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasi.

Fonte : Futuretranspot/Amarilis Bertachini