[ 26/12/2005 ]
• MICROÔNIBUS MARCOPOLO SENIOR FARÃO O TRANSPORTE DE...
 
[ 12/12/2005 ]
• MARCOPOLO IDEALE 770, NOVO MODELO DE ÔNIBUS INTERM...
 
[ 5/12/2005 ]
• MARCOPOLO AMPLIA FAMÍLIA E LANÇA OS NOVOS VEÍCULOS...
 
[ 29/11/2005 ]
• MARCOPOLO É ELEITA EMPRESA DESTAQUE DA REGIÃO SUL ...
 
[ 25/11/2005 ]
• MARCOPOLO CONQUISTA PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA...
 
[ 21/11/2005 ]
• MARCOPOLO COMEMORA A PRODUÇÃO DO ÔNIBUS NÚMERO 160...
 
[ 7/11/2005 ]
• MARCOPOLO PARTICIPA DA FEIRA TRANSPORTE TERRESTRE ...
 
[ 20/10/2005 ]
• MARCOPOLO LANÇA NA BUSWORLD 2005 NOVO ÔNIBUS VIAGG...
 
[ 26/9/2005 ]
• MARCOPOLO DÁ INÍCIO, EM CAXIAS DO SUL, AO INÉDITO ...
 
[ 19/9/2005 ]
• MARCOPOLO EXPORTA 135 ÔNIBUS DOS MODELOS ALLEGRO E...
 
[ 19/9/2005 ]
• MARCOPOLO EXPORTA 135 ÔNIBUS DOS MODELOS ALLEGRO E...
 
[ 25/8/2005 ]
• FUNDAÇÃO MARCOPOLO REALIZA EVENTO ANUAL "UM DIA...
 
[ 23/8/2005 ]
• MARCOPOLO É ELEITA UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA ...
 
[ 18/8/2005 ]
• MARCOPOLO EXPORTA 150 ÔNIBUS PARA A ARÁBIA SAUDITA...
 
[ 10/8/2005 ]
• MARCOPOLO VENDE 30 UNIDADES DO ÔNIBUS URBANO VI...
 
[ 3/8/2005 ]
• MARCOPOLO APÓIA "MANIFESTO DE ROMA" PARA MELHORIA ...
 
[ 26/7/2005 ]
• MARCOPOLO DESENVOLE ÔNIBUS PARADISO 1550 LD PARA A...
 
[ 25/5/2005 ]
• MARCOPOLO É UMA DAS EMPRESAS MAIS LEMBRADAS PELOS ...
 
[ 10/5/2005 ]
• MARCOPOLO DESENVOLVE ÔNIBUS VIALE COM DIREÇÃO DO L...
 
[ 3/5/2005 ]
• ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL E ROBUSTEZ SÃO OS DIFERENC...
 
[ 28/4/2005 ]
• MARCOPOLO OFERECE OPORTUNIDADE DE TRABALHO A JOVEN...
 
[ 19/4/2005 ]
• CRESCIMENTO NAS EXPORTAÇÕES GARANTE PRÊMIO À MARCO...
 
[ 18/4/2005 ]
• PAULO BELLINI É ELEITO, PELA QUINTA VEZ, LÍDER EMP...
 
[ 15/4/2005 ]
• MARCOPOLO PARTICIPA DA AUTOBUS 2005...
 
[ 11/4/2005 ]
• MARCOPOLO PORTUGAL COMEMORA UM ANO DE SUCESSO DO Ô...
 
[ 28/3/2005 ]
• EXECUTIVOS DA MARCOPOLO RECEBEM DIPLOMA EM GESTÃO ...
 
[ 9/3/2005 ]
• KITS DE MONTAGEM DA CASAPRÁTICA COM DESCONTO NA FE...
 
[ 3/3/2005 ]
• MVC LANÇA KIT PARA MONTAGEM DA CASAPRÁTICA NA FEIC...
 
[ 2/3/2005 ]
• MARCOPOLO RECEBE CERTIFICAÇÃO ISO 14001...
 
[ 25/2/2005 ]
• MARCOPOLO DESENVOLVE ÔNIBUS ESPECÍFICOS PARA O TRA...
 
[ 9/2/2005 ]
• MARCOPOLO ATINGE RECEITA LÍQUIDA DE R$ 1,6 BILHÃO ...
 
[ 28/1/2005 ]
• MARCOPOLO FORNECERÁ 1.116 ÔNIBUS PARA O PROJETO ...
 
[ 27/1/2005 ]
• MARCOPOLO PRODUZ ÔNIBUS FORA-DE-ESTRADA...
 


Marcopolo S.A.


- Eventos
- Banco de Imagens

http://www.marcopolo.com.br/

 

Release: 5/12/2005
MARCOPOLO AMPLIA FAMÍLIA E LANÇA OS NOVOS VEÍCULOS SENIOR E SENIOR MIDI
 
Alta Resolução Modelos têm novo desenho e características inéditas para os segmentos urbano e rodoviário

A Marcopolo S.A. lança, em dezembro, no mercado nacional os novos Senior e Senior Midi. O Senior, modelo tradicional da empresa, passa por uma reformulação geral, e será produzido nas versões Turismo, Executivo, Urbana e Taxi-lotação. O inédito Senior Midi, primeiro veículo da fabricante desenvolvido para os novos chassis a partir de 12 mil kg de PBT, se destinará a aplicações em transporte urbano diferenciado e metropolitano.

O desenvolvimento da nova família de veículos representou 24 meses de trabalho das áreas de Engenharia da Marcopolo. Os novos Senior e Senior Midi receberam importantes mudanças e aperfeiçoamentos que resultam na ampliação do conforto e da segurança para passageiros e motorista, maior robustez e resistência de sua estrutura e visual moderno e harmonioso.

Microônibus Senior, o modelo de maior sucesso no mercado

As principais mudanças do novo Senior estão no design, arrojado, limpo e com traços marcantes, realçando a identidade de marca. Outra importante novidade está no conceito de construção de sua estrutura, com anéis estruturais passantes em aço tubular, que envolvem toda a carroceria e proporcionam maior rigidez e redução de peso, com aumento de sua resistência torcional, o que foi comprovado em análises numéricas e dinâmicas.

“A utilização dos anéis estruturais proporcionou o aumento da rigidez e da robustez da carroceria, de acordo com a norma européia R66, e a redução do seu peso total. Com isso, asseguramos alto nível de segurança, melhor aproveitamento do espaço interno e capacidade para transportar maior número de passageiros”, explica Carlos Casiraghi, diretor da unidade de negócio Ônibus da Marcopolo.

O menor peso do veículo também proporciona a diminuição do consumo médio de combustível e do desgaste de componentes como pneus, pastilhas e lonas de freio. “Essas características garantem menor custo operacional para o frotista”, comenta Casiraghi.

Posicionamento de mercado

O objetivo da Marcopolo na concepção do novo Senior foi posicionar o veículo no mercado como um ônibus rodoviário de menor dimensão, com privilégio da segurança, sofisticação e do conforto.

O grande diferencial do modelo Turismo é o assoalho interno, com alturas diferenciadas entre os pisos do corredor e da área das poltronas. Essa característica inédita no segmento proporciona melhor aproveitamento da largura interna do veículo, com o aumento do espaço e do conforto para os ocupantes. Outra grande vantagem é que a elevação do salão de passageiros possibilitou a ampliação dos bagageiros nas saias laterais e aumentou a segurança passiva e a proteção aos ocupantes em caso de colisões laterais.

O Senior destaca-se pelo visual harmonioso e moderno, sem perfis nas laterais. Na dianteira, na versão Turismo, o veículo ganhou novo conjunto ótico em peça única com quatro canhões de luzes individuais e com lente lisa em policarbonato. Totalmente novo, segue a tendência da linha automobilística atual. Na versão Urbana o conjunto ótico é ligeiramente diferente, com três faróis individuais emoldurados com máscara em fibra de vidro separada do pára-choque, uma opção mais econômica para o modelo que tem como foco principal o baixo custo de operação.

O design em cunha é destacado pelos dois vidros laterais frontais e o novo pára-choque envolvente, com luzes auxiliares incorporadas. Os dois vidros proporcionam melhor visibilidade e o desenho da frente permite maior ventilação para o motorista através das ventarolas.

Na traseira, o Senior ganhou novas lanternas com quatro focos de luz e a versão Turismo, um acabamento em acrílico injetado, na cor vermelha (padrão automobilístico). Em alumínio, a tampa traseira é mais leve e resistente, o que facilita a sua operação.

A grande área envidraçada, a posição elevada do banco do condutor e o desenho de painel baixo e compacto proporcionam melhor visibilidade, colaborando para o aumento da segurança e do conforto. A visão nas laterais e na traseira com o auxílio dos novos espelhos carenados também facilita as operações de embarque e desembarque assim como as manobras em ruas estreitas e/ou congestionadas.

Manutenção facilitada

Um dos destaques na concepção do novo Senior foi o cuidado com a redução dos custos e tempo de manutenção. Os engenheiros da Marcopolo aplicaram modernos conceitos para tornar mais rápidos e mais baratos os serviços de reparação. As saias laterais são feitas com painéis móveis, o que reduz o custo no caso de reparo ou troca, além de facilitar também a manutenção.

Nos veículos existentes no mercado essas saias são feitas em peça única, o que obriga a troca de toda a lateral no caso de colisão ou mesmo batida leve, gerando maior custo e tempo para reparo.

Dentro desse mesmo conceito, os pára-choques dianteiro e traseiro da versão Urbana são divididos em três peças. Com isso, na ocorrência de uma avaria em apenas uma das extremidades não é necessário substituir todo o componente, o que contribui para a diminuição dos custos e do tempo de reparação.

Para facilitar as operações de embarque e desembarque e ampliar o conforto, o veículo ganhou nova porta pantográfica (na versão Turismo) e de duas folhas (versão Urbana), com a maior largura do mercado. A escada, em peça única de fibra de vidro, também tem novo desenho e é revestida com material de alta resistência.

O Senior destaca-se também nas características do seu interior, com foco na ergonomia. O espaço para o motorista foi projetado para aumentar o conforto e facilitar o acesso aos comandos. O sistema de ventilação e de desembaçamento do pára-brisa dispõe de quatro saídas direcionais e é mais potente que os convencionais.

O veículo ganhou novo conceito de porta-pacotes, com pega-mão e luzes integradas e as poltronas e forrações são revestidas com tecidos com novas cores e padronagens.

O sistema de ar-condicionado é instalado na parte externa do teto, o que torna mais simples e fácil o acesso e a manutenção. A distribuição do ar refrigerado no salão é feita por dois dutos principais – inédito em microônibus – e as saídas individuais e no corredor permitem a climatização homogênea do ambiente e maior conforto para os passageiros.

O isolamento térmico e acústico recebeu especial atenção. Os novos materiais de revestimento do compartimento do motor garantem maior isolamento e reduzem o nível de ruído no interior do veículo.

Outra novidade do Senior está no posicionamento da última fileira de poltronas, com cinco lugares e no mesmo nível das demais, com ampliação do conforto e da facilidade de acesso. A distribuição dos bancos depende da configuração escolhida pelo cliente.

O novo microônibus da Marcopolo foi desenvolvido para proporcionar ao frotista o menor custo operacional entre os modelos comercializados no mercado nacional. Seus componentes de manutenção periódica foram projetados para garantir baixo custo e facilidade de reposição.

Opções de chassis

Os novos microônibus foram desenvolvidos para ser montados sobre os principais chassis do mercado: Agrale (MA 8.5 e MA 9.2), Mercedes-Benz (LO 812 e LO 915) e Volkswagen (EOD 9150).

De acordo com o modelo de chassi, pode ter comprimento total de 7.900 mm a 8.800 mm; largura máxima de 2.350 mm; altura máxima, 2.940 mm, e altura interna de 1.950 mm. Essa versatilidade permite diferentes configurações internas, com capacidade para transportar até 35 passageiros sentados.

Senior Midi, um veículo urbano diferenciado

O Senior Midi é o primeiro veículo da Marcopolo desenvolvido para os novos chassis a partir de 12.000 kg de PBT. Indicado para o transporte urbano diferenciado, o veículo destaca-se pelo baixo custo operacional, ampla área envidraçada e maior conforto para os usuários.

O Senior Midi também possui estrutura reforçada, o que aumenta a segurança dos passageiros em impactos e permite fácil acesso aos componentes mecânicos, tornando mais rápida a manutenção e diminuindo o tempo fora de operação.

Internamente, o Senior Midi possui painel de instrumentos com desenho ergonômico e moderno, com fácil manuseio dos comandos e comodidade para o condutor. O veículo incorpora ainda um eficiente sistema de ventilação e desembaçamento do pára-brisa, com saídas direcionais, pega-mãos em tubos encapsulados e console com porta-objetos.

Assim como no novo Senior, a decoração e a padronagem dos tecidos e plásticos estão mais arrojadas e agradáveis. A nova combinação de cores proporciona visual mais moderno e aconchegante. Os revestimentos internos da carroceria são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação. O Senior Midi oferece diferentes opções de poltronas, de acordo com a necessidade do cliente, que combinam ergonomia com leveza e resistência e permitem acesso mais fácil durante a operação de limpeza interna da carroceria.

Opções de chassis

O novo Senior Midi foi desenvolvido para ser montado sobre os principais chassis do mercado com motor dianteiro - Agrale (MA 12T), Mercedes-Benz (OF 1418 e OF 1722) e Volkswagen (15.180 e 17.210).

De acordo com o modelo de chassi, pode ter comprimentos desde 9.580 mm até 11.140 mm; largura máxima de 2.500 mm; altura máxima de 3.200 mm, e altura interna de 1.930 mm. Essa versatilidade permite diferentes configurações internas e capacidades.


 

Releases Anteriores

[ 2003 ]

[ 2004 ]

[ 2005 ]

[ 2006 ]