[ 19/7/2017 ]
FUNDAÇÃO MARCOPOLO INTENSIFICA AÇÕES DE ...

[ 18/7/2017 ]
DANA CONQUISTA PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS 2017...

[ 18/7/2017 ]
SAINT-GOBAIN AUTOVER BRASIL AMPLIA REDE ...

[ 18/7/2017 ]
CORREDOR VERDE DA METRA É DESTAQUE DE SU...

[ 13/7/2017 ]
ELETRA PREVÊ EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE COLE...

[ 3/7/2017 ]
NEOBUS ENTREGA 13 ÔNIBUS MEGA PLUS PARA ...

[ 30/6/2017 ]
COMEÇAM OS TRABALHOS DO [E] LAB – EXPERI...

[ 28/6/2017 ]
DIRETORA DA METRA PARTICIPARÁ DO 21º CON...

[ 26/6/2017 ]
CENTRO OPERACIONAL DA METRA TORNA VIAGEN...

[ 13/6/2017 ]
METRA CONSCIENTIZA ESTUDANTES SOBRE A PR...




ÔNIBUS 100% ELÉTRICO COM TECNOLOGIA DE TRAÇÃO DA ELETRA SUPERA 10 MIL KM RODADOS EM SANTA CATARINA
Veículo inédito da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina completou dois meses em uso



O ônibus 100% elétrico do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, com sistema de tração desenvolvido pela Eletra superou, em abril, a marca de 10 mil quilômetros ao longo de dois meses de testes no trajeto entre o campus da universidade e o Sapiens Parque. O veículo realiza diariamente cinco viagens e é totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas estruturas do laboratório Fotovoltaica UFSC.

O ônibus, único no Brasil, tem como grandes diferenciais ser alimentado por energia fotovoltaica e possuir sistema de tração Eletra, com motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência e autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e tecnologia da Eletra possui baterias de tração tipo Ions de Lítio (Energia de 128kWh com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5h com carregador lento e apenas 30 minutos com carregador rápido).

Com carroceria Marcopolo Novo Torino Low Entry e plataforma Mercedes-Benz O500U, o veículo de propulsão 100% elétrica é resultado da parceria das empresas Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG, e envolve o conceito de “deslocamento produtivo” e para o qual a geração de energia elétrica é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados.

Toda a eletricidade gerada no laboratório pelos sistemas fotovoltaicos instalados atende o consumo das recargas do ônibus, além de abastecer os prédios da instalação. A sobra é enviada por meio da rede elétrica da Celesc para ser consumida no campus central da UFSC. Pelas simulações realizadas, cerca de 80% da geração de eletricidade atende o consumo das edificações e das recargas do ônibus, e os restantes 20% são enviados pela rede da Celesc para o campus da UFSC na Trindade.

Aplicativo para reserva de assentos

Está também em fase de desenvolvimento um aplicativo que permitirá à comunidade acadêmica da UFSC reservar seu assento no ônibus por meio do telefone celular, da mesma maneira como se faz o check-in para um voo comercial. Após o lançamento do aplicativo, o serviço de deslocamento será oferecido com horários regulares a todos os estudantes, docentes e técnicos-administrativos em Educação da Universidade.

Eletra

Criada em 1988, a Eletra lançou, em 1999, o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 400 ônibus com tração elétrica em operação na grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia. Somente na cidade de São Paulo foram fornecidos 220 ônibus elétricos nos últimos quatro anos.

A Eletra fabrica veículos com as seguintes tecnologias: Trólebus (rede aérea); Híbrido (grupo motor gerador + baterias); Elétrico puro (baterias); DualBus – Híbrido e Trólebus, e DualBus – Híbrido e Elétrico Puro.

Crédito da imagem: Thiago Terci

Fonte : Secco Consultoria de Comunicação