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CORPUS E BYD APOIAM PROGRAMA DE LOGÍSTICA VERDE BRASIL (PLVB)
Objetivo é ajudar empresas e indústrias na adoção de práticas focadas na eficiência e na implementação de medidas socioambientais na logística

A Corpus Saneamento e Obras e a BYD do Brasil participaram, no último dia 4 de julho, do lançamento do “Manual de Aplicação: Boas Práticas para Transportes de Carga”, do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), que tem como objetivo orientar as empresas brasileiras quanto à escolha, aplicação, avaliação e relato das boas práticas para o transporte de carga.

Segundo Suzane de Sousa Gomes gerente de desenvolvimento da Corpus, a empresa, além de ser referência em ações de sustentabilidade no transporte de resíduos, pode auxiliar outras empresas e indústrias de todo o País a alcançar, por intermédio de práticas sustentáveis, suas metas na redução de custos de transporte, logística e preservação ambiental. “Em razão da importância que o PLVB tem para o Brasil, nos tornamos membros do programa. O expertise da Corpus, desenvolvido ao longo de mais de 30 anos no gerenciamento de resíduos industriais e hospitalares, atuando em toda a cadeia, está totalmente alinhado com o Manual de Aplicação: Boas Práticas para o Transporte de Carga”, explica.

Recentemente, a Corpus fechou contrato com a BYD, gigante global especializada em energia limpa, para a compra de 200 caminhões totalmente elétricos para o serviço de coleta e processamento de lixo, transformando-se na primeira companhia na América Latina a formar uma frota 100% verde dessa magnitude. “Isso destaca o nosso compromisso com a sustentabilidade, preservação ambiental, bem-estar da sociedade e das comunidades atendidas. E está alinhado à nossa história de pioneirismo, utilização de fontes renováveis e com o projeto da energia gerada no aterro, pelo qual vamos alimentar toda a frota com a produzida com lixo e assim fechar um ciclo sustentável”, destaca Suzane de Sousa Gomes.

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população. Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”, explica Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil.

Gerenciamento de recursos ambientais

As atividades logísticas são essenciais para toda a sociedade, por suprir cargas e serviços e por ampliar os resultados econômicos das empresas, representando de 7% a 9% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e cerca de 12% do PIB brasileiro. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), os transportes são os maiores consumidores mundiais de combustíveis derivados de petróleo, uma fonte de energia não renovável. Representavam 29% deste montante em 2013. Além disso, a categoria de transportes é uma das que mais contribuem para a emissão de gases de efeito estufa (GEE), com crescimento de 2,3 vezes nos últimos 40 anos.

O aumento de concentração de GEE na atmosfera é responsável pelo aquecimento global. No Brasil os transportes respondem por 69% do consumo de petróleo e gás natural e por 13,8% das emissões de GEE. De toda energia consumida em transportes no mundo, 93% é de derivados de petróleo e no Brasil, este valor atinge 80%.

Segundo Márcio D’Agosto, coordenador técnico do PLVB, um dos grandes desafios das empresas para o século XXI é serem sustentáveis e, simultaneamente, eficientes na maneira como operam sua logística e demais atividades, sem que isso impacte sua economia.

A versão eletrônica do “Manual de Aplicação: Boas Práticas para Transportes de Carga” vai ser disponibilizado no site do PLVB para download gratuito, logo após o lançamento marcado. Além disso, numa primeira edição, foram impressas 1.500 cópias que serão distribuídas aos interessados que procurarem os representantes do PLVB nas Empresas Membro ou na Coordenação Técnica do Programa.

Crédito da imagem: André Akio Shinozuka

Fonte : Secco Consultoria de Comunicação