Release:
5/12/2008
DIVISÃO FRONT END DA VALEO É ELEITA PELA FORD UMA DAS MELHORES FORNECEDORAS DO ANO
|
Empresa foi premiada na categoria Elétricos e Mecanismos
A divisão Front End da Valeo foi uma das empresas que receberam da Ford o prêmio de Melhor Fornecedor do Ano de 2008. Instalada no conjunto industrial da Ford Nordeste, em Camaçari, Bahia, a unidade é responsável pela montagem de um conjunto dianteiro de sistemas e componentes para o automóvel Ford Fiesta e o utilitário-esportivo Ford EcoSport.
De acordo com João Ricardo Aquino, diretor da divisão, a premiação reconhece a eficiência do processo adotado de forma pioneira pela Valeo no Brasil e o comprometimento dos quesitos de qualidade, número de incidentes (ppm) que possam causar perdas de produção e atendimento dos prazos de entregas, além de propostas técnicas para redução de custos e inovações tecnológicas.
“A performance da Valeo Front End está de acordo com a expectativa da Ford, com indicador de zero ppm desde abril de 2005 e sem comprometer o programa de produção da fábrica”, salientou Aquino.
O executivo considera que a premiação reconhece a eficiência do processo adotado de forma pioneira pela Valeo no Brasil e o comprometimento da equipe em atender aos requisitos exigidos. Ressalta também que essa eficiência já foi demonstrada em 2003, quando a divisão de Front End foi a primeira entre as fornecedoras da Ford a conquistar o Prêmio Q1, relativo ao sistema da qualidade. Ressalta, ainda, que o sistema de produção, que contribuiu para o êxito do projeto de instalação da Ford na Bahia, está próximo de atingir a marca de 1,5 milhão de unidades.
O Front End ou módulo frontal é montado no condomínio industrial da Ford Nordeste desde a sua inauguração, em abril de 2002. O módulo frontal é um conjunto formado por suporte do pára-choque dianteiro, faróis, chicote elétrico, sistema de refrigeração do motor (radiador, motor elétrico e mangueiras), condensador para o ar-condicionado, trava do capô e a parte estrutural de sustentação dos componentes.
Aquino explica que o fornecimento desse conjunto de componentes diretamente na linha de montagem reduz as operações internas da Ford, os custos logísticos e inventários. Outra vantagem apontada é que, por estar locado dentro da área da montagem final, elimina qualquer possibilidade de falta ou atraso no abastecimento das linhas de produção e auxilia a filtragem dos problemas de qualidade oriundos dos subfornecedores.
O executivo acrescenta que a Valeo iniciou o programa de Front End na Europa, nas linhas de produção do Scénic e do Mégane, da Renault (Espanha e França); do Panda, da Fiat (Polônia), e do Jetta, Polo e Golf, da Volkswagen (África do Sul). Posteriormente, o Grupo Valeo estabeleceu contrato com a Nissan, para atender aos mercados do México, com o Sentra; do Reino Unido e da China, com o Qashqai, e do Japão, com o Serena. Outro contrato importante foi estabelecido com a Chrysler, para desenvolvimento do projeto do Dodge e do Jeep.
|
Fonte : Secco Consultoria |
 |